“A presença do Monty Roberts em Barretos é motivo de muito orgulho para todos nós, uma conquista. Ele é o maior nome do mundo na domesticação de cavalos e compartilha conosco o amor por estes animais. Seu método revolucionou a doma e nada como ver o próprio criador apresentando suas técnicas”, explica Hussein Gemha Júnior, presidente de Os Independentes, associação realizadora da Festa do Peão.
Integrando a equipe do norte-americano em Barretos, estará também a treinadora alemã Denise Heinlein, principal instrutora do centro de ensino do método de Monty Roberts na Europa.
O encantador de cavalos
Considerado o maior treinador do mundo, Monty Roberts é conhecido como “Encantador de Cavalos”. Ele criou o método Doma Gentil para domesticação de equinos, que usa a sensibilidade e conexão para se comunicar com os animais e gerar uma relação de confiança, sem qualquer violência.
Sua técnica é chamada Join Up (juntar-se), ou seja, uma “filosofia” de preparação de cavalos sem uso de violência, que analisa o código corporal dos animais convencendo-os a aceitar o ser humano como seu líder.
A sua história inspirou o personagem principal do filme “O Encantador de Cavalos”, vivido pelo ator Robert Redford, e originou o livro “O homem que ouve cavalos”, autobiografia do autor.