Sertanejo emplaca nas rádios de todo Brasil

Pesquisa  indica que o gênero musical é o mais apreciado pelos brasileiros e em Manaus, o sertanejo ganha força com o Villa Mix, que segue para 2ª edição na capital amazonense

Que a música sertaneja ganhou espaço nas últimas décadas não é surpresa para ninguém, mas que o gênero tem conquistado cada vez mais adeptos a ponto de ser trilha sonora de novelas em horário nobre é uma grata e recente surpresa. A prova disso foi a música do cantor sertanejo Daniel com a Paula Fernandes, “Um ser amor”, tema da abertura de um recente folhetim.  Em Manaus também é possível ver o reflexo deste sucesso nas casas noturnas e shows, como é o caso do Villa Mix, maior festival de música sertaneja do Brasil, que será realizado dia 05 de abril (sábado) no Sambódromo, onde cinco atrações nacionais estão confirmadas para subir ao palco.
E as pesquisas comprovam a preferência pelo sertanejo. Embora ainda seja predominante junto ao público da classe C, o gênero musical tem se expandido para outras camadas sociais. Uma recente pesquisa do Target Group Index, do IBOPE Media indica que os ouvintes de música sertaneja no rádio estão divididos em 52% correspondentes a classe C, 36% nas classes AB e 12% nas camadas DE. Quando considerada a faixa etária dos ouvintes de música sertaneja, os dados indicam que os adultos de 25 a 34 anos são os que mais apreciam o estilo musical. Dos participantes da pesquisa, 23% afirmaram ouvir música sertaneja frequentemente.
Já no que diz respeito às capitais brasileiras, o estudo aponta que o sertanejo é o ritmo mais apreciado em Brasília, onde 56% dos ouvintes de rádio declararam ouvir com frequência música sertaneja. Seguido de Curitiba, onde 53% dos ouvintes disseram apreciar frequetemente o estilo. O estudo foi realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste.
Novas versões
Se nas regiões Sul e Sudeste o sertanejo está em ascensão no Norte, especificamente em Manaus, são as versões de outros estilos musicais trazidas para o sertanejo que ganham cada vez mais adeptos. Pagode, funk, pop, brega, MPB, axé são alguns dos ritmos que ganham versões para o sertanejo e que são cada vez mais executados nas casas noturnas da cidade.
A dupla local, Kelly e Klinger, são um exemplo de músicos sertanejos que defendem versões de outros ritmos. De acordo com Kelly, apesar de compor uma dupla sertaneja é o público que define o que será tocado pelos irmãos cantores, logo se a música do momento pertencer ao funk, pop ou outro estilo musical eles irão adaptar a canção e levar para o estilo que cantam.
“O artista tem que procurar agradar o público e se o público quer essas versões nós adaptamos e fazemos o nosso show com essas versões. Somos uma dupla eclética e o público também é, além do mais, nada mais chato do que ir a um lugar que toca só um ritmo musical. Acho muito bacana essa mistura de ritmos e versões, para nós tem dado muito certo. É preciso sempre estar atento ao que o público quer, é ele quem dá a ‘cara’ ao show”, opina.
Atrações do Villa Mix
Embora grande parte dos artistas do Villa Mix apresentem musicais autorias, todas as atrações tendem a fazer uma mistura de estilos e ritmos para agradar ao público. Alguns dos artistas que adotam versões de outros estilos musicais e adaptam para o sertanejo são os cantores Gusttavo Lima e Israel Novaes, que fazem um pout pourri de canções “estouradas” pelo País.
O cantor Gusttavo Lima fez, recentemente, uma versão para a música “Just Give me a Reason”, da cantora Pink. A releitura, que português ficou com o nome “Diz Pra Mim”, faz parte do álbum de trabalho do cantor sertanejo. “Essa é uma música bem apaixonada, como a maioria das que fazem parte desse novo projeto”, disse Gusttavo. “O repertório é todo inédito, tem muita melodia. Estou bastante feliz em realizar esse trabalho e poder contar com a parceria do Zezé di Camargo na produção. Espero que a galera curta a nova canção”, disse Gusttavo. Além de Gusttavo Lima e Israel Novaes estarão no palco do Villa Mix os cantores Zezé Di Camargo e Luciano, Jorge e Mateus e Matheus e Kauan.
(Equipe VMF)